ATIVIDADE JOGO DA MEMÓRIA FRAÇÕES
AUTORA
Professora Francieli Saponjos Alexandre, quinto ano A
Data: 11/04/2024
ALUNOS: 26 ALUNOS
Disciplina: MATEMÁTICA
Objetivo da Aula: O objetivo desta aula prática foi consolidar o conhecimento sobre frações por meio de uma atividade lúdica e interativa, o Jogo da Memória. Através dessa atividade, os alunos puderam revisar e reforçar conceitos relacionados a frações de maneira divertida e engajadora.
Desenvolvimento da Aula:
Os alunos foram informados sobre as regras do Jogo da Memória e como ele seria aplicado para revisar frações. As cartas continham representações visuais de frações, como setores de um círculo dividido ou retângulos subdivididos.
As cartas foram distribuídas aleatoriamente sobre a mesa, viradas para baixo. Cada jogador, por sua vez, virava duas cartas tentando encontrar pares que representassem frações equivalentes.
Ao virar as cartas, os alunos tinham que identificar as frações representadas e verificar se eram equivalentes. Se encontrassem um par correto, poderiam ficar com as cartas. Caso contrário, as cartas seriam viradas novamente e o próximo jogador teria sua vez.
Durante o jogo, o professor estava disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações adicionais sobre frações, sempre que necessário.
Resultados Observados:
Os alunos demonstraram engajamento e entusiasmo durante toda a atividade.
Houve uma melhoria perceptível na compreensão dos conceitos de frações, especialmente em relação às frações equivalentes.
A competição saudável entre os alunos incentivou a participação e a concentração durante o jogo.
Considerações Finais: O uso do Jogo da Memória como ferramenta pedagógica mostrou-se eficaz para revisar e consolidar os conceitos de frações de forma dinâmica e interativa. Os alunos demonstraram interesse e participação ativa, evidenciando uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado.
Professora Francieli Saponjos Alexandre, quinto ano A
Data: 11/04/2024
ALUNOS: 26 ALUNOS
Disciplina: MATEMÁTICA
Objetivo da Aula: O objetivo desta aula prática foi consolidar o conhecimento sobre frações por meio de uma atividade lúdica e interativa, o Jogo da Memória. Através dessa atividade, os alunos puderam revisar e reforçar conceitos relacionados a frações de maneira divertida e engajadora.
Desenvolvimento da Aula:
Os alunos foram informados sobre as regras do Jogo da Memória e como ele seria aplicado para revisar frações. As cartas continham representações visuais de frações, como setores de um círculo dividido ou retângulos subdivididos.
As cartas foram distribuídas aleatoriamente sobre a mesa, viradas para baixo. Cada jogador, por sua vez, virava duas cartas tentando encontrar pares que representassem frações equivalentes.
Ao virar as cartas, os alunos tinham que identificar as frações representadas e verificar se eram equivalentes. Se encontrassem um par correto, poderiam ficar com as cartas. Caso contrário, as cartas seriam viradas novamente e o próximo jogador teria sua vez.
Durante o jogo, o professor estava disponível para esclarecer dúvidas e fornecer orientações adicionais sobre frações, sempre que necessário.
Resultados Observados:
Os alunos demonstraram engajamento e entusiasmo durante toda a atividade.
Houve uma melhoria perceptível na compreensão dos conceitos de frações, especialmente em relação às frações equivalentes.
A competição saudável entre os alunos incentivou a participação e a concentração durante o jogo.
Considerações Finais: O uso do Jogo da Memória como ferramenta pedagógica mostrou-se eficaz para revisar e consolidar os conceitos de frações de forma dinâmica e interativa. Os alunos demonstraram interesse e participação ativa, evidenciando uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado.
Comentários
Postar um comentário