O AUTOCUIDADO E O AMOR PRÓPRIO

AUTORA
Professora Roseli Wauricki, 4º ano B

“O amor próprio envolve ter noção dos seus valores, saber quais são os seus limites e respeitá-los, ter responsabilidade e gostar de si mesmo”.

O Autocuidado, envolve harmonia, os bons pensamentos que são essenciais para a nossa qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto mental, assim favorecem a todos que estão ao seu redor. Por isso, se amor, se cuide, priorize seus sentimentos e emoções todos os dias.

Visando como base a videoaula do “Vamos Ler”. Unimed PG, abordou o tema: “Autocuidado e o Amor- Próprio”, postado no dia 27/10. O qual , os alunos do 4º ano B da Escola Municipal Frei Thomaz – Reserva, assistiram o vídeo e gostaram muito de saber mais sobre como uma criança precisa de atenção e se cuidar.

Esse tema tem tudo haver com nosso ambiente escolar, pois, é ali que percebe-se os sentimentos, frustações, ansiedade, irritabilidade e as vezes desejo de não existir. Pois, esses problemas aumentaram muito após a pandemia, onde as crianças ficaram afastadas de seus amigos, parentes, vizinhos e até da família. Isso causou neles a não se cuidar a si próprio e se amar e até falar seus sentmentos de angústia a sua família.

O tema tem ligação direta com a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo do aluno e a autodefesa de si mesmo perante ao mundo.

Através dessa videoaula , pudemos trabalhar com os alunos sobre seus anseios e medos, mediante a comentários, histórias contadas por eles de suas experiências nessa época até como estão hoje.

Dessa maneira, a turma fez um momento de autoconhecimento de si, escrevendo palavras e frases sobre como se sente. Assim feito o relato escrito na folha e até alguns fizeram desenhos, a professora apresentou a todos os demais colegas ( lendo) suas produções, eles sentiram comovidos com as histórias dos colegas e aplaudiram a apresentação dos trabalhos.

O tema foi muito relevante, pois, através da escuta de todos os casos, teve incentivo a mais para enfrentar certos momentos difíceis que possam surgir em nossas vidas. Conclui a Profª Roseli Wauricki.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem Dia das Mães

FÁBULAS – "MUNDO ENCANTADO"

Desfile Cívico do Bicentenário da Independência.